quarta-feira, 29 de abril de 2009

e05 -Convergência no jornalismo e na publicidade

Convergência tecnológica é uma junção de setores da telecomunicação (meios de comunicação de massa), tecnologias da informação e mídias. Com a ajuda da tecnologia, tanto o jornalismo como a publicidade pôde usufruir desse meio para fornecer informações instantaneamente, podendo recebê-las em qualquer lugar e de qualquer meio de comunicação. Com as novas tecnologias, você pode ler ou ouvir, como exemplo um celular que possui televisão, qualquer notícia que acabou de ocorrer. O jornalismo e a publicidade foram "obrigadas" a ingressarem nas novas tecnologias, pois essas convergências tecnológicas mudou a rotina de várias pessoas porque traz uma facilidade muito grande para receber notícias ou ver alguma propaganda, e também os leitores apreciam a gratuidade dos sites, pois permanecem acessíveis e a todo momento sendo atualizado. Com o aumento de leitores online, parte da publicidade migrou para as novas tecnologias apostando na infinidade de recursos como focalização, mensuração, distribuição e, principalmente, interatividade. Uma vantagem que a internet tem é que ela é considerada uma mídia pull (ela "puxa" a atenção do público), enquanto a TV e o rádio é considerada uma mídia push (ela é "empurrada" para o público). A principal desvantagem é para o jornal e publicitário impresso porque perde na agilidade e na praticidade. Concluímos que a convergência tecnológica é importante para o jornalismo e publicidade, pois facilita a vida de muitas pessoas.

Fontes:
http://megafoneg5.blogspot.com/ texto do Igor
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=328DAC002 pesquisa sobre convergencia no jornalismo e na publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário